Subsecretaria LGTB+ inicia atividades de prevenção e cuidado ao risco de suicídio

Categoria: Sem categoria | Publicado: quinta-feira, setembro 16, 2021 as 16:44 | Voltar
Subsecretaria LGTB+ inicia atividades de prevenção e cuidado ao risco de suicídio.

A Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT+ abriu na quarta-feira (15), as atividades Campanha Setembro Amarelo de prevenção e cuidado ao risco de suicídio. A palestra de abertura com o tema “Suicídio em tempos de pandemia”, foi ministrada pelo médico psiquiatra André Veras, e destinada aos servidores da Secretaria.

O responsável técnico pelos atendimentos psicossociais do Centro Estadual de Cidadania LGBT+, Jonatan Oliveira Espindola, responsável pela organização das ações, destaca que, “o foco é levar informação e incentivar a escuta sensível que diminuam e previnam o suicídio, porque escutar e acolher ainda é a melhor solução”.

E quando falamos sobre a incidência do suicídio na população LGBT, o psicólogo reforça que, “as pessoas LGBT+, lidam diariamente com uma série de situações, desde a falta de aceitação, discriminação, violência em locais de convivência e conflitos familiares. E essas atitudes acabam provocando uma série de problemas de saúde mental na população LGBT+. Por isso, temos que conscientizar e buscar a colaboração de diferentes setores da sociedade, de forma integrada”.

setembro amarelo. Aspectos históricos da vulnerabilidade social da população lgbt - 16/09 19 horas

Nesta quinta-feira (16), dando sequência as atividades, será realizada a live “Aspectos Históricos da Vulnerabilidade Social da População LGBT+”, com o psicólogo Prof. Dr. Rodrigo Lopes Miranda, com transmissão pelo Instagram da Subsecretaria, @sublgbt_ms.

Segundo pesquisas oficiais feitas pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) idealizadores da campanha Setembro Amarelo, são registrados cerca de 13 mil casos de suicídio anualmente apenas no Brasil, chegando à triste marca de 1 milhão de mortes por ano em nível mundial.

Os dados mostram ainda que a maioria das vítimas são jovens e, aproximadamente, 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. A depressão lidera esse ranking, seguida pelo transtorno bipolar e abuso de substâncias.

 

PROGRAMAÇÃO

16.09
Live: ASPECTOS HISTÓRICOS DA VULNERABILIDADE SOCIAL DA POPULAÇÃO LGBT+
Horário: 19h
Convidado: Prof. Dr. Rodrigo Lopes Miranda (Psicólogo)
Transmissão: @sublgbt_ms

23.09
Roda de Conversa: ANO PASSADO EU MORRI, MAS ESSE ANO EU NÃO MORRO: A arte como estratégia de enfrentamento e apoio psicossocial à população LGBT+
Horário: 18h
Local: SECIC
Convidado: Mauro Mendes - Projeto Aflorar (Arte Terapeuta)

29.09
Live: PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO LGBT+: Estratégias e ferramentas de enfrentamento no combate ao suicídio
Horário: 19h
Convidado: Dr. Saulo Vito Ciasca (Psiquiatra)
Transmissão: @sublgbt_ms

30.09
Evento cultural:  FIQUE VIVA: VIDAS LGBT+ REALMENTE IMPORTAM
Local: Larica’s da Lu
Horário: 17h

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.