Hoje, 17 de maio, dia Internacional Contra a Homofobia, a Subsecretaria de Estado e Políticas Públicas LGBT+, realizou uma reunião com o Conselho Estadual LGBT (CELGBT/MS), a fim de apresentar a identidade visual do Centro Estadual de Cidadania LGBT+, e as ações do mês da diversidade LGBT+. Na reunião, o subsecretário de Políticas LGBT+, Leonardo Bastos expôs a forma que serão disponibilizadas as placas de sinalização e banners que formarão o CECLGBT. O Centro Estadual, será inaugurado na segunda quinzena de Junho no prédio da Secic.
O subsecretário também apresentou as ações realizadas em maio, mês da diversidade. A subsecretaria de Políticas Públicas LGBT+, proporcionou 9 seminários regionais, com o objetivo de articular políticas de formação sobre os conceitos de gênero e diversidade sexual. Realizados para a formação de assistentes sociais, profissionais da educação, da saúde, Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos de Segurança Pública e secretários municipais. “Temos visto bastantes resultados e ótimas participações, para termos políticas no estado como um todo, dependemos das ações desses servidores e gestores”, ressalta Leonardo.
Com o objetivo de ampliar e fortalecer a educação continuada para os operadores da segurança pública, neste mês, a subsecretaria LGBT+ também colaborou como o projeto “Qualifica + Gênero, Diversidade Sexual e População LGBT”, que ofereceu ações de formação voltadas aos profissionais da segurança. Na reunião também foi feito o convite para o seminário estadual de gênero e diversidade sexual na escola. A parceria entre a SED, CECLGBT e SubsLGBT, acontecerá no dia 20 de maio, e pretende contar com atuação de estudantes, para ter uma escuta qualificada.
Para o secretário adjunto da Secic, Eduardo Romero, o mês de maio é emblemático, devido às atividades e às presenças físicas nos eventos. Nos dias 26 a 29 de maio, acontecerá a 16º Edição do Festival América do Sul, em Corumbá. “No festival teremos a tenda da cidadania que é um espaço para as nossas subsecretarias. O Centro Estadual também estará oferecendo orientações e serviços, oportunizando ações de políticas públicas. Além disso, faremos uma série de integrações artísticas culturais, rodas de conversas, divulgação das ações e propostas de atividades, realizadas pela SubsLGBT+ e pela Secic”, pontua Eduardo.