O Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos, reuniu-se com o delegado-geral de Polícia Civil do Estado, Adriano Geraldo. Na pauta, a atualização do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO), no que se refere aos campos de orientação sexual, identidade de gênero e nome social.
“Estamos alinhando essas alterações com a Sejusp, pois somente com esses campos efetivamente implantados, conseguiremos a produção de dados estatísticos sobre as violências contra a população LGBT +, e assim de fato construirmos políticas públicas mais direcionadas”, explica.
Na ocasião o Subsecretário pontuou a importância do projeto já pactuado com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, “Qualifica + Gênero, Diversidade Sexual e População LGBT”, que é uma ação de formação continuada voltada para servidores da segurança pública. “Esse projeto no que tange os servidores da polícia civil, além de uma capacitação conceitual sobre a temática de gênero e diversidade sexual, passa a ser um treinamento sobre a utilização dos campos do SIGO já existentes e sobre outros referentes à população LGBT+ que venham a surgir nas demais atualizações”, conclui.
Participaram ainda da reunião, a promotora de Justiça, Hellen Neves Dutra da Silva, o coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) e Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE), defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva, o coordenador do Núcleo Criminal (Nucrim), defensor público Gustavo Henrique Pinheiro Silva, além de delegados de polícia que compõem a administração da Delegacia-Geral.