Seminário debate o acesso a Política de Saúde Integral da Pessoa Trans no MS

Categoria: Sem categoria | Publicado: segunda-feira, setembro 25, 2023 as 11:37 | Voltar

Com o objetivo de debater a política de saúde integral da pessoa trans no Mato Grosso do Sul, a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+ e em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), realiza na próxima quinta-feira (28), o seminário “Saúde Integral e Processo Transexualizador: Política Nacional da Atenção Especializada à Saúde”, no auditório do Complexo EAD e Escola de Extensão da UFMS, às 08h.

O Estado está na vanguarda da garantia de direitos e reconhecimento de gênero, porém muitas pessoas ainda desconhecem o programa ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que disponibiliza atendimento médico, psicológico e social para pessoas transgênero.

“O seminário foi pensando para colocar em pauta algumas situações enfrentadas pela população trans, como por exemplo, a dificuldade à informação sobre como acessar o ambulatório transexualizador; quais os serviços disponíveis ali, e principalmente a empatia dos profissionais da saúde para as essas pessoas, que lidam diariamente com o preconceito e a discriminação. E o nosso papel enquanto Estado é fazer com que esses serviços cheguem para quem precisa, trabalhando a transversalidade”, explica o Subsecretário de Políticas Públicas LGBTQIA+, Vagner Campos.

A abertura do evento será com a diretoria do Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Flávia do Bonsucesso Teixeira, que abordará a Política Nacional de Equidade na Atenção Especializada à Saúde, voltada para o Ambulatório trans.

Na sequência as perspectivas e realidade o ambulatório Trans, pelo olhar da Associação das Travesti e Transexuais do Mato Grosso do Sul, com a palestra da presidente da associação Mikaella Lima e encerrando o debate Marco Aurélio de Almeida Soares, fala sobre as barreiras em associar terapia antirretroviral a hormônio terapia.

Para participar CLIQUE AQUI para realizar a inscrição.

SERVIÇO:
Seminário:
Saúde Integral e Processo Transexualizador: Politica Nacional da Atenção Especializada à Saúde
Data: 28 de setembro de 2023
Horário: das 08h às 11h
Local: Auditório do Complexo EAD e Escola de Extensão da UFMS, Campo Grande.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.