Vídeos e Podcasts

O programa Cidadania LGBT+ é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC), produzido pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+, e tem como finalidade debater assuntos de interesse da população LGBT+ sul-mato-grossense, além de despertar a sociedade de forma geral para o rompimento das barreiras que o preconceito cria diariamente.

 

Programa 09, novembro/2022

O programa Cidadania LGBT+ deste mês traz como pauta a violência de gênero e antirracismo. Tema este que transversaliza com a dor da discriminação e de constantes violências que se multiplicam diante de casos graves de racismo, dos altos índices de feminicídio e de homicídio que ainda são rotina para milhares de mulheres negras em todo o país.

E em alusão ao dia 20 de novembro, data em que o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra e a simbólica campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Nada melhor do que debatermos esses cenários de gênero contra meninas e mulheres e o contexto de suas vulnerabilidades. E para esse bate-papo a jornalista Jaqueline Hahn Tente, recebeu a professora Chrystianna Batista.

 

 

Programa 08, outubro/2022

Com objetivo de reconhecer a amplitude do conceito de cidadania cultural e pautar temas que impactam nos direitos culturais da população LGBT+ sul-mato-grossense, o programa Cidadania LGBT, pauta nesta edição a cultura LGBT+, que existe, que é viva e que pulsa muito forte no cotidiano das cidades.

A jornalista Jaqueline Hahn Tente recebeu para o bate-papo a Coordenadora do Centro Estadual de Cidadania LGBT+, Karla Melo, que reforçou a resistência destes artistas, a luta pelo reconhecimento e empoderamento.

 

Programa 07, setembro/2022

No setembro amarelo, mês dedicado a prevenção de suicídios, o Programa Cidadania LGBT debate este problema sensível e preocupante, como uma forma de incentivar a sociedade a falar sobre ele, focando na população LGBT+ sul-mato-grossense. Combatendo tabus é possível ajudar pessoas em sofrimento, preservar vidas e acolher familiares e amigos de vítimas de suicídio em seu luto, segundo especialistas.

E a nossa convidada é a psicóloga Priscilla Begnini, que explicará que não é um único fator que leva ao suicídio, mas sim um conjunto de variáveis, que precisam ser observadas com atenção e respeito.

Clique no banner para assistir.

 

Programa 06, agosto/2022

Mato Grosso do Sul avança a passos largos na efetivação das políticas públicas para a população LGBT+, visando a construção de pautas conjuntas entre estado e municípios. E para reforçar e explicar a importância dessa parceria o Programa Cidadania LGBT, recebeu Valdirene Santos que é presidente do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais das Políticas Públicas para a População De Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis E Transexuais – FONGES LGBT.

Clique no banner para assistir.

 

Programa 05, julho/2022

O programa Cidadania LGBT deste mês traz como pauta o Centro Estadual de Cidadania LGBT+ (CECLGBT+), vinculado à estrutura da Secretaria de Estado responsável pelas Políticas Públicas LGBT, sob a coordenação da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT (SubsLGBT), que foi reformulado por meio do Decreto nº15.755, em setembro de 2021.

Mato Grosso do Sul já contava com o equipamento desde ano de 2006, por meio de uma parceria entre o Governo e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, no âmbito do Programa Brasil Sem Homofobia, porém com a sigla de Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia. O nosso convidado é o psicólogo Jonathan Espíndola que é coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas do CECLGBT+.

Clique no banner para assistir.

 

Programa 04, junho/2022

Falar de amor deveria ser algo natural e simples. Assim como as escolhas, que deveriam ser respeitadas e legitimadas. Por mais que o ambiente do esporte, ainda seja por vezes atrasado, os atletas e as atletas cada vez mais entendem a força de suas vozes na luta pelo respeito.

E neste mês do Orgulho LGBT, nosso bate-papo no programa Cidadania LGBT, foi com Mikaella Lima Lopes, que atualmente é vice-presidente do Conselho Estadual LGBT e do Fórum Estadual LGBT, além de ser assessora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas do município de Campo Grande, atleta e árbitra de voleibol.

Clique no banner para assistir.

 

Programa 03, maio/2022

O programa Cidadania LGBT tem como pauta a campanha “Maio da Diversidade”, que neste ano celebra os 11 anos Lei nº 4.031, que instituiu o dia 17 de Maio, como o Dia Estadual de Combate à Homofobia em Mato Grosso do Sul, e os 32 anos, que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”, eliminando assim a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças.

Nesta edição a nossa convidada é a ativista, presidente da Associação de Travestis e Transexuais do Mato Grosso do Sul (ATMS) e Coordenadora de Políticas Públicas LGBT, do município de Campo Grande, Cris Stefanny.

Clique no banner para assistir.

 

Programa 02, abril/2022

O Cidadania LGBT deste mês de abril, apresenta com uma série de reflexões sobre os avanços nas políticas públicas e conquista de direitos da população LGBT+, a nível nacional. Reforçando os avanços no Mato Grosso do Sul e a transversalidade nas ações para a efetivação desses direitos conquistados.

Nesta edição, nosso convidado foi Defensor Público, Mateus Augusto Sutana e Silva, Coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Defensoria Pública Estadual.

Clique no banner para assistir.

 

Programa 01, março/2022

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC), avançam na parceria firmada com o objetivo de promover a veiculação de programas televisivos voltados para à discussão de temas referentes as políticas de direito, com a estreia na programação da TV ALEMS, do programa “Cidadania LGBT+”.

O programa que será produzido pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+, tem como finalidade debater assuntos de interesse da população LGBT+ sul-mato-grossense, além de despertar a sociedade de forma geral para o rompimento das barreiras que o preconceito cria diariamente.

A primeira edição do Cidadania LGBT+, teve a participação do Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos, que apresentou a estrutura da pasta e falou sobre a recém lançada campanha de combate a LGBTfobia, construída em parceria com a Defensoria Pública e Ministério Público.

Clique no banner para assistir.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.