Webnário discute direitos da população LGBTQIA+

Categoria: Sem categoria | Publicado: quarta-feira, dezembro 13, 2023 as 18:01 | Voltar

A garantia e a promoção de direitos da população LGBTQIA+ no Mato Grosso do Sul e os desafios da rede de atendimento socioassitencial, gerida pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), foram temas do webnário “Suas e a história do Movimento LGBTQIA+ no Mato Grosso Do Sul”, realizado na tarde desta quarta-feira (13), de forma online pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBTQIA+ em parceria com a Escola do SUAS “Mariluce Bittar".

O evento foi mediado pelo técnico da Subsecretaria, Valdereis Freitas, que destacou que apesar das muitas conquistas alcançadas ao longo dos anos, a população LGBTQIA+ ainda enfrenta desafios diários, em relação a direitos como saúde, educação, trabalho, entre outros.

“As pessoas LGBTQIA+ ainda têm um longo caminho a percorrer no que diz respeito a uma vida mais justa, igualitária e sem preconceitos. Encontros como esse promovem o fortalecimento das políticas públicas, a disseminação de informações para a formação da rede de atendimento favorecendo assim o conhecimento técnico para o acolhimento do público LGBTQIA+”, finaliza.

Na ocasião o Defensor Público Mateus Augusto Sutana, palestrou sobre o avanço da legislação no que tange a garantia dos direitos da população LGBTQIA+, e a psicóloga e coordenadora do Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+, ligado à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Gabrielly Antonietta, a história do movimento LGBTQIA+ além de apresentar estudos de casos sobre fatos vivenciados no dia a dia pelos profissionais que atuam na pauta.

“Esse encontro nos desafia a pensar políticas públicas para os trabalhadores do SUAS, que atendam o CRAS e o CREAS, pela perspectiva da saúde para as pessoas LGBTQIA+, e nessa fração me cabe falar dessas políticas públicas enquanto Estado. Analisando os processos históricos da comunidade e a comunicação inclusiva como inclusão da população LGBTQIA+ do Mato Grosso do Sul”, explica Gabrielly Antonietta.

Participaram do webnário representantes dos 79 municípios, além da Secretária Executiva de Assistência Social da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Taciana Silvestrini e Vagner Campos - Subsecretário de Políticas Públicas LGBTQIA+.