Ciclo de palestras Psicologia e Diversidade Sexual tem início nesta quarta-feira (26)

Categoria: Sem categoria | Publicado: quarta-feira, maio 26, 2021 as 16:33 | Voltar

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+ em parceria com o Conselho Regional de Psicologia 14º Região/MS, Aliança Nacional LGBTI+, ABRAPSO e Casa Satine, realiza a partir desta quarta-feira (26), o Ciclo de Palestras - Psicologia e Diversidade Sexual, ação que faz parte da campanha Maio da Diversidade LGBT+.

As palestras tem como objetivo promover o entendimento sobre as realidades da população LGBT+, além de entender e acolher as demandas e anseios dessas pessoas bem como o papel dos profissionais de Psicologia enquanto promotoras da saúde psíquica desses indivíduos.

Esse primeiro evento será mediado pelo Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos, e terá como tema “Percurso da Psicologia teórico-prática frente à gênero e diversidade sexual”. Além da participação do psicólogo Pedro Bicalho - Doutor em Psicologia e Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro e da psicóloga Inara Barbosa Leão - Doutora em Psicologia Social.

“Esse ciclo de palestras vem para somar com a nossa campanha e demostra a importância em unirmos esforções para elaborarmos políticas públicas eficientes e eficazes para a nossa população, além de reforçar a importância do profissional psicólogo(a) no que tange os debates sobre diversidade sexual e direitos humanos”, explica o Subsecretário Leonardo Bastos.

Para participar do evento é necessário realizar a inscrição através do link: https://www.sympla.com.br/ciclo-de-palestras-psicologia-e-diversidade-sexual__1214602.
Ressaltando que o mesmo é online via Zoom, ao realizar a inscrição pela plataforma do Sympla, recebe por e-mail o endereço de acesso. O evento terá início às 19h, horário de MS e 20h de Brasília.

As próximas palestras serão:
Título: Práticas de cuidado frente a saúde mental da população LGBT+
Convidadas/os:
Psicólogo Sebastião Diniz - Coordenador Titular da Área de Psicologia da Aliança Nacional LGBTI+
Psicóloga Letícia Ferreira - Casa 1 - Centro de Cultura e Acolhimento LGBT
Maria Letícia do Carmo Nantes - Médica Residente em Psiquiatria
Mediação: André Masao Peres Tokuda - Docente AEMS, Conselheiro Suplente do CRP14/MS

Título: Atuação da Psicologia no processo transexualizador
Convidados/as:
Suzana Livadias - Psicóloga e Coordenadora do Espaço Trans - Hospital das Clínicas de Pernambuco
Sérgio Araújo – Coordenador Ambulatório Transsexualizador da Paraíba
Mediação: João Hugo – Centro de Cultura e Acolhimento LGBTQIA+ Casa Aurora