SECIC e prefeitura de São Gabriel do Oeste assinam a adesão do município ao Pacto MS+Amor

Categoria: Sem categoria | Publicado: terça-feira, agosto 31, 2021 as 19:43 | Voltar

O Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos e o prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Luiz Tomazoni, assinaram nesta terça-feira (31), a adesão do município ao Pacto MS+Amor. Com a adesão, São Gabriel do Oeste assume o compromisso de colaborar com a implementação e fortalecimento de ações voltadas para a população LGBT.

Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero.

“Essa assinatura representa um grande passo para o município e para o estado no que tange a implantação de políticas públicas eficientes e eficazes”, reforça o Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero.

Já o prefeito Jeferson, destacou que o Pacto é a garantia da discussão, da inclusão das pessoas LGBTs nos municípios. “O Pacto representa o fortalecimento das ações com a inclusão, respeito e a oportunidade de trabalho, de realmente discutir cidadania para todos os segmentos. E agora com ênfase para o público LGBT. E nós municípios somos muito gratos ao Governo do Estado, por nos oferecer essas oportunidades de parceria. ”

O Pacto MS+Amor, foi lançado em maio deste ano com a proposta de ser um instrumento de formulação e implementação de políticas públicas para a população LGBT+, elaborado a partir do reconhecimento das demandas apresentadas por essa população que historicamente é alvo das mais diversas formas de violência, o que a coloca em condição de extrema vulnerabilidade e risco social.

Prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Luiz Tomazoni.

“Nosso Estado tem se destacado como pioneiro na implantação e implementação de políticas públicas responsáveis por deflagrar uma série de ações que visam o enfrentamento ao preconceito, a discriminação e a qualquer forma de violência. Com o Pacto estamos envolvendo os 79 municípios sul-mato-grossenses, nessa rede de enfrentamento”, explica o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos.

Os municípios, instituições de educação superior públicas e privadas, empresas do setor privado e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos signatários, se comprometem a criar estruturas para promover políticas LGBT, cooperar com a sociedade civil em ações da pauta, ao todo são 21 metas a serem atingidas até dezembro de 2021.

Participaram também da reunião, Mariana Rondon, diretora-geral da FCMS; as técnicas da Subsecretaria de Estado de Juventude, Marineuza Nascimento e Elanai Rodrigues, e Rosane Moccelin de Arruda, Secretária de Assistência Social de São Gabriel do Oeste.

Acesse aqui o Guia Prático do Pacto MS+Amor  e o Termo de Adesão de Cooperação Técnica.